terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mulher insistente...ganha presente!



Já contei à vocês que me casei à pouco tempo e, como aqui o dinheiro não está dando em xaxim, estou longe de ter todos os apetrechinhos de cozinha que gostaria. Tenho certeza de que não sou a única a ter uma extensa listinha de desejos, e imagino que também não sou a única a ter um marido que não entende a relevância de se fazer um souflé em ... uma fôrma de souflé!

Como eu aaaammmooooo souflé, e já não podia correr para a casa da mamãe para satisfazer meus desejos, passei meu primeiro ano de casada tentando meu marido : '- Puxa, estou com uma vontade de fazer souflé de goiabada com calda de catupiry...!"

Sim, porque eu tenho vontade de fazer comida muito mais do que de comer! Em dias frios, eu tenho vontade de fazer pão, dias chuvosos, vontade de fazer biscoito doce, de madrugada gosto de fazer e confeitar bolo, de manhã bem cedinho é minha hora de cozinhar grão de bico para o hommus de todo dia, e assim vai.

Voltando à prosa, também apelei para a grave abstinência de chocolate em que o rapaz se encontrava e joguei o anzol: " - Esse domingo chuvoso tá pedindo sabe o quê? Um souflé de chocolate meio amargo com calda gelada de laranja...". Puxei a linha e no anzol veio uma bota.

Fisguei o coitado quando cismei com um souflé de limão. Neste ponto devo explicar o porquê das sucessivas falhas: apesar de já ter percebido que só uma receita de doce o convenceria, me esqueci de que homens são seres visuais, e nem toda a minha verve seria mais eficaz do que uma simples foto. Catei uma imagem qualquer para dar voz ao meu intento e o marido babou alucinado por um souflé de...abobrinha!

E o resultado foi: " - Uau!!!! Vamos sábado na Tok & Stok ver sua fôrma e mais umas coisinhas? ".Comprei a bendita, umas canecas lindinhas pra minha coleção, e mais umas bobagens necessárias.

Souflé de Limão

200 g. de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo
4 gemas sem pele
2/3 de xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
raspas de 2 ou 3 limões
1/3 de xícara de suco de limão
4 colheres de sopa de limoncello (ou um licor cítrico)
5 claras

Creme de Ricota

1/2 xícara de ricota fresca
1/2 xícara de leite gelado
3 colheres de sopa de açucar
Gotas e raspas de limão à gosto

O creme: Bata tudo no mixer ou liquidificador até ficar bem liso. Controle com o leite e o suco de limão para ficar com textura de iogurte, pois tudo vai depender do quão seca é a ricota. É para ficar mais para o doce, para contrastar. Guarde no freezer para servir bem gelado.

Misture 3/4 de xícara de açúcar, as gemas e a farinha no leite e leve ao fogo brando, mexendo sempre até começar a engrossar. Cozinhe por mais dois minutos e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e mexa bem até o creme ficar brilhoso.
Deixe amornar e acrescente o suco, as raspas de limão e o limoncello.

Agora a parte importante: Bata as claras em neve e quando começar a endurecer, acrescente o restante do açúcar às colheradas. Bata em picos firmes, mas não deixe as claras ficarem opacas e muito duras.
Pegue uma colher das claras e misture vigorosamente com o creme totalmente frio, pois isso facilita na hora de incorporar o restante. Agora incorpore a metade das claras com o movimento de baixo para cima com fouet, e depois incorpore o restante. Não misture muito pois são as pelotas de claras que farão o creme inflar. Ou seja, empelotado é bom!

Unte e polvilhe açúcar no fundo e laterais de uma fôrma grande ou 8 individuais. Encha com cuidado 3/4 da fôrma com a mistura, bata com o fundo para tirar possíveis bolhas, polvilhe açúcar de confeiteiro, e asse à 200°C na grade de cima por 30 ou 40 minutos (quando estiver dourada e inflada).

Sirva imediatamente, polvilhada com açúcar de confeiteiro e acompanhada do creme de ricota bem gelado ( desta vez eu servi com o iogurte natural que eu faço em casa)

P.S. se quiser aquela lateral retinha, ponha uma tira de papel manteiga por dentro, na borda da fôrma, para aumentá-la, e tire antes de servir.

Nenhum comentário: