terça-feira, 28 de outubro de 2008

Para amainar o calor...




Ultimamente tenho sido bastante persistente nas minhas tentativas de convencer o marido a incluir no orçamento umas "coisinhas" para equipar a cozinha.

Algumas são até razoáveis, como é o caso das panelas. Como tenho implicância com aquelas panelas carérrimas de inox, que pesam 3 toneladas e o pegador aquece e queima sua mão, e teflon para mim só em frigideiras, então comprei um jogo lindinho de ágata vermelho quando me casei. Não contamina a comida, é baratinho, combina com a cozinha, enfim, ótimo.

Mas acontece que o meu fogão é de uma linha profissional, coisa que eu desconhecia quando o comprei, o que faz com que a chama seja muito alta e a graduação mínima do forno seja a média do normal, o que faz meus bolos de 40 minutos assarem em 20. O resultado foi um período de adaptação com muita comida queimada ( se temos que esperar 30 minutos para abrir o forno quando assamos um bolo em forno comum, até perceber que a matemática de dividir não funcionava, perdi muitos bolos...) e os cabos de baquelite se queimaram então agora tenho só 2 panelas que não perderam os cabos, mas isso é por pouco tempo...

Meu sonho de consumo é uma Le Creuset!!! Tá, eu sei que é caríssima, mas eu sou do tipo de pessoa que não segue moda, então compra coisas que durem bastante, prefere juntar dinheiro e pagar à vista do que parcelar, prefere poucas e boas coisas e dá valor às coisas pelo que elas são e não pelo que custam, então a idéia de uma panela que te dá garantia vitalícia em um mundo de descartáveis muito me atrai. Além do mais, eu detesto fazer compras então quanto menos tiver que voltar a uma loja, melhor.Tem gente que quer um carro do ano, eu quero uma panela!!


Bem mais em conta é outro item da lista de desejos: a sorveteira. Ok, não me importo nem um pouco de fazer sorvetes cremosos usando minha batedeira da década de 70, herdada da mãe. que quando bate o creme espesso diminui de velocidade e emite sons e cheiros bastante preocupantes. Mas para sorvetes de frutas sem leite, sorbets, só com a sorveteira.

Antes de me conhecer o marido era um devorador voraz do sorvete de gordura vegetal hidrogenada, aroma artificial de nata, corantes, estabilizantes, gelificantes, aromatizantes, e outros "antes", conhecido como flocos. Litros por semana. Hoje só consome os caseiros de caramelo, morango, capuccino, doce de leite, banana caramelada...

Como prometido, vou postar os que fiz neste fim de semana, mas perdoem as fotos, pois ainda estou no cabo-de-guerra com minha máquina e, aparentemente, não estou vencendo. Tentem perceber as sementinhas dos morangos e os pedaços de doce de leite no meio do sorvete...!

Sorvete de Morango

3 Caixinhas de morango (beeeemm maduro)
2 Latas de creme de leite
1 1/2 xícara de açúcar
Suco de 1 limão

Geléia de Morango

Lave os morangos e tire as folhinhas. Pique grosseiramente em 3 ou 4 pedaços e ponha na panela. Cubra com o açúcar e deixe pegar ponto de geléia (verifique pondo um pouco da calda em um pires e ao virar, ele deve descer lentamente). Desligue o fogo e ponha o suco de limão para recuperar o azedinho que é natural do morango

Se quiser pedaços de morango no sorvete, separe pouco mais de 1/4 de pedaços da geléia. Bata o restante no mixer ou liquidificador com o creme de leite (com o soro). Bata 3 ou 4 vezes, de hora em hora, na batedeira ou mixer. Quando estiver firme o suficiente para que os pedaços de morango não afundem sozinhos, espalhe-os pela superfície e empurre para que fiquem no centro da massa do sorvete. Não bata mais.
Se for fazer só a geléia, use menos de 1 xícara de açucar.

Sorvete de Doce de Leite

2 Latas de leite condensado
1 Lata de creme de leite
1 Lata de leite
2 gemas

Cozinhe em panela de pressão as 2 latas de leite condensado por cerca de 50 minutos. Leve ao fogo o leite com as gemas até engrossar e deixe esfriar.

Quando as latas estiverem completamente frias (muito cuidado pois conheço pessoas queimadas seriamente no rosto por isso), abra e bata no liquidificador ou mixer com o creme de leite e o leite com gemas.

Se quiser pedaços de doce de leite entremeando o sorvete, reserve 1/2 lata e ponha no freezer. Bata entre 3 e 4 vezes, de hora em hora, e quando estiver firme, tire pedacinhos do doce de leite com a ponta de uma colherinha de café, espalhe na superfície e empurre para o meio da massa de sorvete.

Nenhum comentário: