segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fim de semana agitado, computador truncado.


Fim de semana é sempre um ótimo motivo para fincar o pé na cozinha e engordar o marido pra ceia de Natal!...

Fiz um monte de coisinhas e vou postando aos poucos pois o computador está com "ataques de perereca-choque-nua" e desliga, me fazendo perder tudo o que escrevi. Para facilitar minha situação, minha câmera está com o temperamento bem semelhante, então ainda estou tentando tirar as fotos ...

Com esse calor insuportável aqui no Rio, disse pro marido que só iria para cozinha fazer coisas que levassem no máximo 10 minutos na frente do fogo, ou seja, os biscoitinhos prometidos dançaram, mas foram substituídos por sorvete de morango, cheio de sementinhas, e sorvete de doce de leite com pedaços do doce entremeando a massa do sorvete. Até que não foi uma troca ruim, não?!?

Vou postar os pãezinhos que são deliciosos e bem levinhos, mas é bom fazer em dia quente e seco, pois já os fiz em dias chuvosos, o que requer mais farinha e deixa a massa mais pesada.

Pãezinhos Colméia

450 g. de farinha de trigo
1/2 pacote de fermento granulado para pão
5 gemas
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
250 ml. de leite
1 colher de chá de sal
2 dentes de alho espremidos (se desejar)

Misture o fermento, o açúcar e o leite em temperatura ambiente, ou morno a ponto de conseguir manter seu dedo nele por tempo indeterminado. Ponha a manteiga em temperatura ambiente, as gemas e o sal e misture. Acrescente a farinha aos poucos e, se conseguir trabalhar a massa com menos quantidade de farinha do que o indicado, não ponha o restante.

Ponha em bowl de plástico untado e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 30 minutos) em local quente como o forno desligado ou o microondas.

Faça bolinhas do tamanho de um limão pequeno e arrume uma encostada na outra em uma assadeira anti-aderente ligeiramente untada. Deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com gema ligeiramente batida com 1 colher de café de água e se quiser, polvilhe com queijo parmesão fresco no ralo grosso, sal marinho, ervas, ou o que desejar.

Asse em forno médio até dourar bem.

Obs. A massa é grudenta, então resista à vontade de colocar mais farinha, ou seu pão ficará pesado.

Obs2. Outras sugestões: enrolar a massa em canudo untado e rechear depois de assado, ou cortar quadrados, espalhar recheios secos e enrolar como rocambole.

Nenhum comentário: