quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Uma promessa adiada que virou... Meu melhor Cupcake!

Terça-feira foi aniversário da minha vozinha! Tinha planejado levar um bolo bem cheio de chocolate para ela, que é uma formiguinha, mas motivos de saúde me fizeram fincar o pé em casa então transformei a receita acrescentando umas coisinhas aqui e ali.

O resultado foi esse: Cupcakes de Café Espresso e Chocolate com Recheio de Brigadeiro de Café. Parece bom? Acreditem, o sabor é ainda melhor!!! Pouco enjoativo para agradar pessoas como eu, mas doce o suficiente para deixar o Marido gemendo e suspirando...

A massa é incrivelmente leve, mas tive um probleminha: estou acostumada a encher as forminhas em ¾ de sua capacidade, mas a massa transbordou, melecando todo o entorno e a assadeira e vocês não imaginam a sujeirada que foi tirar toda a massaroca grudada sem danificar meus lindos cupcakes. Aconselho a encher meia forminha mas, ainda assim, soltaram muito fácil, viu?

Cupcakes de Chocolate e Expresso Com Brigadeiro de Café

1 ¼ xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de açúcar
1 colher de cafá rasa de sal ( só uso o marinho)
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
5 colheres de sopa de cacau em pó
1 ovo e 1 clara
½ xícara de café expresso bem forte e quente
6 colheres de sopa de manteiga derretida
½ xícara de iogurte natural (eu usei o que eu faço)
Baunilha

Brigadeiro de café

1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó ( e não achocolatado, viu? )
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa rasa de café instantâneo
Peneire os secos, exceto o açúcar mascavo, e misture bem.
Unte e enfarinhe as forminhas e Ligue o forno em temperatura média.
Acrescente os líquidos todos sem mexer a cada adição. Quando colocar todos os ingredientes, misture com fouet ou garfo somente o suficiente para incorporar tudo, pois quanto menos mexer, mas fofa e
leve fica a massa.

Encha as forminhas pela metade e asse por cerca de 15 minutos ou até que ao enfiar uma faca ou palito ele saia limpo.

Misture os ingredientes do brigadeiro e leve em fogo médio até soltar do fundo da panela. Não se preocupe que os gruminhos se desmancham com o calor.

Quando tudo estiver frio, faça com cuidado um buraco no centro de cada cupcake.

Preencha com o brigadeiro em saco de confeiteiro e um bico bonito ( eu usei um de babados ), ou faça assim: encha um saco plástico grosso e BEM LIMPO com o brigadeiro. Torça o saco para que não fique com ar, corte a pontinha do saco e use!

Rende 16 cpcakes médios

P.S. Não use forminhas muito grandes pois a massa é muito líquida e pode não bem assar o meio.

Nenhum comentário: