quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presentinhos de engordar...











Vamos começar pelo começo: sempre amei Natal. Sempre. Tendo só meus pais, ou a (enorme) família inteira, sempre curti todos os preparativos que envolviam a festa. Gostávamos tanto de Natal que, lá em casa, depois do aniversário da minha mãe, 5 de Outubro, a neurótica que reside em mim começava a fazer as listinhas: listas das comidas salgadas, dos doces, do que cada um levaria, dos presentes, das lembranças, dos presentes pro orfanato, os enfeites a comprar para a decoração daquele ano (pois as decorações eram temáticas e mudavam a cada ano ), decidir onde seria, quem iria, fazer a lista do inimigo oculto e do amigo-oculto-faça-você-mesmo, dos ingredientes, dos materiais para os embrulhos e decoração...

Há alguns anos atrás, fiz compotas, bombocados e biscoitos, fiz embalagens recicladas bem lindinhas para acomodá-los e presenteei a todos. Foi tamanho o sucesso que virou tradição! ADORO cozinhar para os que amo, planejo muito e com absurda antecedência, e tenho uma certa tendência megalomaníaca a armar superproduções, mas costumo deixar a execução sempre para última hora. E foi exatamente o que fiz mandando no último momento essa receitinha para a querida Leila.



Uma dica de embalagem que fez sucesso:

Corte aqueles suportes para ovo a granel ( como a caixa, mas sem a tampa ) como se fosse para 6 ovos, pinte de branco e não se preocupe se ficar irregular, pois fica parecendo pátina. Deixe secar.

Misture goma-laca com gliter furta-cor e passe por fora.
Ponha palhinha no fundo, acomode 12 biscoitos de bom tamanho, envolva todo o arranjo em celofane transparente, e faça uns 5 lacinhos simples com a palhinha, prendendo um pauzinho de canela.




Cookies Natalinos

2 ½ xícaras de farinha
½ xícara de maisena ou fécula
½ colher de chá de sal
½ xícara de granola levemente processada
200 g. de manteiga amolecida
½ xícara de açúcar mascavo
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
½ colher de chá de fermento
2/3 de xícara de cacau
1 colher de chá rasa de cravo
1 colher de café de noz moscada ralada na hora

Pré-aqueça o forno à 180°C. Bata com um fouet a manteiga com os açúcares. A crescente os ovos e bata até incorporar bem, e então ponha o cacau, a baunilha, o cravo, a noz-moscada. Vá peneirando os secos aos poucos e depois deixe descansar 1 hora na geladeira.

Ponha colheradas da massa na assadeira e asse por cerca de 10 minutos, até ficar totalmente opaco e macio no centro. Ele só firma ao esfriar.

Se quiser, peneire açúcar de confeiteiro quando estiver úmido em cima e volte ao forno para terminar de assar.

Espero que gostem! A massa é fácil, é macio como um brownie e o cravo e a noz-moscada dão um gostinho de Natal inconfundível!

2 comentários:

Glau disse...

Olá, Renata! Não conhecia seu blog!

Prazer em conhecê-la! Bjos, Glau

Laurinha disse...

Adoraria ganhar um presentinho destes!
Cravo e noz-moscada... deliciosos!
Beijinhos