quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pão de Fôrma Integral...da minha cozinha!

Aqui em casa só comemos pão de fôrma integral. Acontece que dia desses, achando que tava fazendo um grande negócio, comprei um pão integral de cenoura daquela marca que é a mais famosa.
Estava um dia chuvoso e Marido,que é professor, chegou meio resfriado em casa e com a garganta inflamada e, para se recuperar para o dia seguinte, resolvi fazer o remedinho caseiro com o qual minha mãe acalmava meu corpo e minha alma: leite quente com açúcar queimado e french toast.
Como marido precisa de mais "sustança" que eu, resolvi incrementar a french toast, recheando-a com doce de banana caseiro.
Na minha mente, aquela "rabanada" quentinha, com seu recheio aromático rescindindo a canela escorrendo após a primeira mordida era todo o aconchego de que ele precisava.

Fiz o caramelo escuro, despejei o leite e, enquanto esperava o caramelo derreter, preparei o pão com o recheio. Ao molhar no leite com baunilha e no ovo, tentei apertar as laterais pão e senti que não consegui selar. Pensei: "- Ah, devia ter comprado pão branco, que já é uma cola naturalmente..." mas, mais impaciente que macaco em dia de visita no Zoológico, é óbvio que calei minhas vozes internas.

Grelhei em manteiga e consegui, com habilidade e paciência cirúrgicas...
espalhar todo o recheio pela frigideira, mantendo mais banana fora do pão do que dentro! Respirei fundo, me enchi de calma, e recomecei todo o processo. Desta vez pareceu ter dado certo! Marido gostou, mas quando provei, percebi que aquela mudança que ocorre no pão quando embebido, passado no ovo e aquecido, não aconteceu. A estrutura da massa permaneceu inalterada, quando mordi o pão não senti que tinha feito tudo aquilo, mas que tinha enfiado o saduba debaixo da torneira aberta: era pão molhado. Só.

Tudo isso para dizer que DETESTEI AQUELA BOSTA DE PÃO. MESMO. MUITO. E resolvi fazer o meu. Estando à milhas de ser uma Ana Elisa (e seus pães que me fazem babar!), adaptei 3 receitas de família e fiz o meu primeiro pão de fôrma integral!
O resultado: Ficou delicioso, com miolo consistente e leve, casquinha crocante e muuuiiito cheiroso! Mas façam em fôrma média, pois a única que tenho foi grande demais para a receita, resultando em
um pão muito baixo











Pão de Fôrma Integral

230 g de farinha de trigo branca
170 g de farinha de trigo integral
50 g. de farinha de centeio (pode ser farelo de trigo ou farinha integral)
1/4 de xícara de azeite
250 ml de leite morno
1 ovo
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal marinho
1 1/2 colher de chá de fermento granulado para pão

Misture todos os secos separando cerca de meia xícara da farinha integral. Acrescente o ovo. o leite e o azeite, e veja a necessidade de incluir a farinha separada. A massa é grudenta então é bom ajudar sova com uma espátula. Não ceda à tentação de acrescentar farinha até desgrudar: una a massa com a espátula, lave as mãos, unte-as com um fio de azeite e unte também um bolwl onde a massa descansará. Com as mãos e a espátula, junte a massa e role-a no bolw para untar toda sua superfície.
Deixe descansar por 1:30h., abaixe a massa, que agora não grudará mais, e ponha em fôrma de pão untada. Deixe crescer mais 1 hora e asse em forno médio ate dourar a superfície. Eu desenformei assim que saiu do forno e saiu imediatamente e sem quebrar! Tentei tirar a foto com a manteiga gelada, mas derreteu imediatamente!

Nenhum comentário: