segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Brownie de Doce de Leite? Ai, ai, ai...



Marido chocólatra estava implorando por algo que fizesse suas “lombrigas” gritar em festa e regozijo! Minha barra de chocolate tinha acabado então comprei a melhor barra pequena que pude encontrar para testar um brownie que tinha visto no David Lebowitz: a combinação me pareceu muito boa para não tentar, então ficou aguardando o momento certo. Acontece que meu freezer é antiguinho (herdei da mãe), pequeno, fofo e... vermelho!!! A parte do antiguinho é para dizer que ele não é Frost Free e, quando não consegui mais soltar o pote de acerolas (do quintal!!) do meio da geleira descontrolada, achei que era hora de descongelar ( ou isso, ou ia ficar sem suco, pois o pé de acerola está carregado, mas elas ainda estão verdinhas... ).
O resultado imediato foi uma cozinha alagada, e uma tarde de sábado lavando cozinha e área, o resultado posterior foi uma dor no corpo dos infernos e um brownie adiado. Acontece que cada vez que aparecia na cozinha, via o marido acariciando libidinosamente a barra de chocolate, então achei melhor fazer logo a receita, antes que o chocolate fosse misteriosamente abduzido da despensa. Modifiquei poucas coisas na receita (a original está aqui), e foi aprovadíssima: não é enjoativo, é fácil e rápido. Perfeito, não?
Brownies de Doce de Leite

8 colheres de sopa de manteiga
170/200 g. de chocolate meio-amargo
¼ de xícara de cacau de qualidade
3 ovos
200 g. de açúcar
Baunilha à gosto
½ xícara de avelãs
¾ de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato
½ lata de doce de leite gelado (eu uso leite condensado cozido e deixo no freezer)

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou na potência 5 do microondas e misture bem até imcorporar. Peneire o cacau aos poucos e misture bem. Acrescente os ovos um a um e depois o açúcar. Acrescente o bicarbonato peneirado, a baunilha, as avelãs e, por ultimo a farinha de trigo. Esta, acrescente em 3 vezes, e misture pouco, só o suficiente para incorporar, do contrário o glúten tornará a massa pesada.

Unte bem e enfarinhe uma assadeira (a minha é grossa e de teflon, se a sua for fina, ponha outra assadeira emborcada em baixo), espalhe a massa e ponha muitos pedaços de doce de leite com uma colherinha de café e, quando terminar, passe as costas da colherinha na massa para cobrir parcialmente os pedaços de doce. Asse em forno médio-baixo por cerca de 30 minutos ou até enfiar um palito ou ponta de faca e sair levemente sujo (não deixe secar demais a massa).

Obs. O Marido comeu morno enquanto eu devorava um cacho de uvas (falei que não sou muito de doces...) e quando eu perguntava: “-Está bom?” ele só gemia de olhos fechados. Percebi então que ele gemia independentemente das minhas perguntas...rsrsrs
Provei no dia seguinte para dar o meu parecer: é mesmo divino, e nada enjoativo como pensei que ficaria.

Um comentário:

Bruna Sathler disse...

Olá Renata!
obrigada pelas palavras,é uma grd luta,mas vivo com mta esperança e DEUS.obrigada msm pelo carinho....mudando de assunto....
Olhando essas comidas,lindas,rs,imagino o sabor,a delícia...huuumm...Parabens pelos pratos.um grdabraço!