segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Faço essa torta há algum tempo e sempre adoro o resultado: é barata, fácil leve, deliciosa e versátil. Lembrei da Leila e da Glau, pois pode ser levinha e também sem glúten.

Aqui onde moro compro uma excelente ricota de cerca de 700 g. por mais ou menos R$ 1,80, então sempre tenho na geladeira. Uso restinhos de legumes refogados ou lingüiça de pernil picadinha com cebola roxa ou ainda alho-poró com parmesão fresco mas na verdade, pode ser o que tiver na geladeira ou ainda purinha.

Obs. Na foto (que está péssima, sorry!Estou sem minha máquina...) ela está desenformada dos dois lados, com o fundo para cima e para baixo.

Torta de ricota sem Farinha

500 g. de ricota fresca
3 ovos
½ xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de fécula de batata (pode ser farinha de trigo)
1 dente pequeno de alho
1 colher de chá de fermento
Sal, orégano e manjerona à gosto

Para o fundo da assadeira:
1 xícara de lingüiça picada, ou legumes refogados, ou parmesão fresco...

Para a massa, bata tudo no mixer (tudo junto) ou liquidificador (se usar o liquidificador, ponha os ovos, manteiga, leite e temperos em baixo, a ricota amassada por cima e misture a fécula peneirada no fim, à mão, para não forçar a máquina)
Unte e enfarinhe uma assadeira redonda média, espalhe a xícara do que quiser (eu usei lingüiça de pernil e alho-poró), ponha a massa de ricota e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou ate que ao enfiar uma faca ela saia limpa. Pode desenformar assim que sai do forno que não quebra, e servir em seguida.

Um comentário:

Glau disse...

Peninha que o Desejo da Rita por quiches passou, mas o meu não! hehe

Bem bom o preço da ricota, ne? minha mãe faz uma tortinha mto boa e bem levinha! vou pegar a receita com ela e te passo! a base é de ricota e mandioquinha.

Bjo, Glau