quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ah, sei lá, tantas coisas...

Desculpem tanto tempo sem aparecer, mas Marido teve de cama e depois estive eu, o que produziu na minha cozinha uma seqüência de comidas de dieta, nada apetitosas para se postar. Apesar de achar que um purezinho de batatas, bem cremoso e quentinho, seja um manjar, e uma canja bem rica e temperada, lotada de folhinhas de hortelã, console a minha alma quando me encontro naquela carência típica de quem está de cama, acho que vocês se dividem entre os que já estão carecas de saber como se faz uma canja, e os que nem querem saber (né, Sheilinha? E ainda assim, há uns 15 anos, já me deu canja na boca...Ah, a amizade...!!)

Há umas 2 semanas voltei a cozinhar, e comprei baterias novas para
minha câmera, então...Voltei!!!!!!
Essa vai para a Dani e John, que têm reclamado a minha ausência. Sei que vocês são fãs incondicionais do cream cheese, mas acho que deveriam tentar essa. A receitinha de ricota é muito fácil e a quantidade que rende depende do tipo de leite que for usado, da quantidade de sólidos de leite que ele tiver.

Ricota

Ponha em uma panela 1 litro de leite para ferver misturando bem 4 ou 5 colheres de sopa de suco de limão. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Começa parecendo creme de leite talhado, e depois vai talhando em grumos maiores. Deixe esfriar por algumas horas, peneire em peneira finíssima apertando sem esfregar a colher, só pressionando com as costas.
Pode usar só temperado com sal, ervas, ou misturar um pouquinho de creme de leite para ficar como uma pastinha de ricota. Fica uma delícia também com o azeite do tomate seco, com azeitonas, com nozes picadas...

3 comentários:

Daniela disse...

Muito obrigada pela homenagem!
Realmente depois que você fez aquela torta de ricota, Jomar mudou de opnião em relação a ela!
Temos feito a receita que vc postou aqui com uma certa freqüência! (Sempre com elogios, claro!)
A próxima ainda vai ser com ricota comprada (comprei esta semana), mas prometo tentar fazer minha própria ricota! Depois digo como ficou!!!
Muitos beijos, Dany

schrank disse...

Saudade! Saudade!! Saudade!!! SAUDADE!!!!!!!!
BEIJO BEIJO BEIJO BEIJO BEIJO!!!!!!!

Sheila Prado disse...

AMIGA, quanto tempo mesmo, vc anda sumida e eu tumbém né?!
Essa história de canjinha na boquinha, nós éramos muito pequenas, como vc se lembra disso? devíamos ter uns 3 anos de idade, acho que é isso, não?
beijos
sou sua fã, porque só vc sabe fazer o meu chese cake, eu tento mas não sai igual ao seu, buáaaaa!